terça-feira, 11 de março de 2014

Violação de Direitos Humanos na Copa - Calourada XI de Agosto 2014

Quando ocorreu, no longínquo ano de 2007, o anúncio de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de Futebol de 2014, diversas expectativas emergiram na sociedade, relacionadas especialmente ao potencial desenvolvimento econômico-social que este megaevento traria para o país. Entretanto, ao longo dos anos de preparação para a Copa, inúmeros casos de violação a direitos humanos vêm sendo rotineiramente registrados Brasil afora.

Entre tais violações cita-se: a remoção e os despejos forçados que vem atingindo a milhares de cidadãos que residem em regiões onde há grande interesse do poder econômico; a precarização dos trabalhadores que, para cumprir as metas estabelecidas para a conclusão de grandes obras, são privados de seus direitos trabalhistas; os trabalhadores informais que vêm sendo reprimidos no exercício de sua atividade econômica; a higienização e a violência contra moradores de rua que ocorrem nos grandes centros urbanos; a divulgação, por parte de empresas privadas, do país como um polo de turismo sexual; a legislação de exceção que ameaça a soberania nacional, o que se expressa na Lei Geral da Copa e, finalmente, a forte repressão policial que vem ocorrendo contra aqueles que se manifestam publicamente contra tal megaevento.

Tendo em vista todas estas graves violações que foram criadas ou acentuadas pela Copa e considerando o caráter antipopular, que se expressa no forte beneficiamento das grandes corporações investidoras em detrimento das camadas populares, questiona-se: Qual será o legado da Copa do Mundo?

Nesse sentido, o XI de Agosto convida a tod@s a discutirem este importante tema no dia 11 de março, às 19 horas, na Sala d@s estudantes. O evento contará com @s convidad@s:

Central de Movimentos Populares (CMP)
Pastoral da Mulher Marginalizada
Comitê Popular da Copa
Juca Kfouri (Jornalista da Folha, da CBN e do UOL)
Stacy Torres (Instituto Pólis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário