Fernando Haddad (São Paulo, 25 de janeiro de 1963) formou-se bacharel em Direito na Universidade de São Paulo (USP) em 1985. Mestre em Economia e doutor em Filosofia também pela USP, Haddad foi professor de Teoria Política Contemporânea da universidade. Enveredou para a política ainda em seus tempos de faculdade, tornando-se tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto em 83 na Gestão de Eugenio Bucci e Presidente em 84, ano em que o XI atuou fortemente junto a campanha das Diretas Já, pela redemocratização do país! Ambas as Gestões foram pela chapa The Pravda.
Em 2001, quando Marta Suplicy assumiu a Prefeitura de São Paulo, se tornou subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade. Dois anos mais tarde, foi para Brasília trabalhar como assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão durante o período Guido Mantega (2003-2004). Enquanto estava no cargo, foi convidado por Tarso Genro, então ministro da Educação, para ser secretário-executivo, uma espécie de número dois na pasta. Em 2005, Genro deixou o ministério para comandar a presidência do PT, e Haddad assumiu o ministério. No governo Dilma manteve-se no cargo, deixando de ocupá-lo em novembro de 2011, quando foi lançado candidato do PT na corrida municipal em São Paulo.
É o atual prefeito da cidade de São Paulo, eleito em 2012 com 55,57% dos votos válidos, derrotando no 2º turno José Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário