terça-feira, 25 de março de 2014

ASSEMBLEIA GERAL D@S ESTUDANTES

ASSEMBLEIA GERAL D@S ESTUDANTES

            Nos dias 26 de março de 2014 (quarta-feira) às 19 horas e 27 de março (quinta-feira) às 10 horas, ocorrerá, na Sala dxs Estudantes, uma Assembleia Geral dxs Estudantes referente à busca por soluções para os problemas que vivenciamos reiteradamente nos períodos de matrículas.

            As pautas da AGE são:
                        1) propostas de matrícula da Representação Discente e do Grupo Força Tarefa de Matrículas;
                        2) os problemas das matrículas e as arbitrariedades da Comissão de Graduação: jubilamento em massa, alunos e alunas com zero créditos; alunos que não conseguiram a totalidade dos créditos necessários para o semestre.

Caixa de texto: O Centro Acadêmico desde já se compromete a prestar solidariedade a todxs xs estudantes que tenham sido possivelmente vitimados por medidas arbitrárias tomadas pela Comissão de Graduação.            O Centro Acadêmico XI de Agosto chamou as primeiras reuniões abertas sobre o assunto. Essas reuniões aconteceram outras vezes ao longo das duas semanas seguintes e nesses espaços foram propostas outras formas de viabilizar as matrículas. Nessa Assembleia Geral as propostas serão votadas pelos estudantes para o projeto compor um documento a ser levado à reunião da Comissão de Graduação que acontecerá no dia 14 de abril.

            É de conhecimento público o modo autoritário como esta instituição vem conduzindo suas atividades desde o último ano e especialmente após a deflagração da greve dxs estudantes do Largo São Francisco em agosto de 2013. A única iniciativa da CG que está sendo realizada com afinco após o fim da greve, é a evidente tentativa de moralização da atividade acadêmica. Entretanto ressalta-se que este processo só vem se incidindo contra xs discentes e o corpo de funcionárixs, mas não contra o corpo docente.

            Caso notório foi a discricionária tentativa de impedir a colação de grau de aproximadamente 60 alunos do quinto ano do fim de 2013, ao decidir a menos de 2 meses da formatura que diversos alunos não poderiam mais contar com 12 créditos previamente realizados. Destaca-se ainda o modo como a CG vem lidando com a matrícula dos alunos neste semestre. Vem ocorrendo uma crescente restrição ao direito de matrícula, que se segue com uma política de indeferimento de praticamente todos os recursos que a ela são enviados, como se constatou de sua última reunião.


            Assim, reforçamos o quão necessário é a participação de todxs xs alunxs nesse espaço, que decidirá qual o projeto de matrículas a ser pleiteado, bem como os próximos passos de nossa mobilização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário