quinta-feira, 6 de março de 2014

8 DE MARÇO: PELO DIA INTERNACIONAL DA LUTA DAS MULHERES

8 DE MARÇO: PELO DIA INTERNACIONAL DA LUTA DAS MULHERES

A origem do “Dia Internacional da Mulher” remete à proposta feita pela alemã Clara Zetkin em 1910, durante a realização da 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. A associação mais provável com a data 8 de março, por sua vez, perpassa a ação das operárias em 8 de março de 1917, que precipitaram o início da Revolução Russa. Desde o início, a ação das operárias foi fundamental para a conquista de direitos como o voto, o divórcio e o aborto.

No Brasil, a primeira mobilização em torno do 8 de março ocorre em 1976, um ano após o reconhecimento da data pela Organização das Nações Unidas. Ainda imersas em um ambiente marcado pela repressão ditatorial, centenas de mulheres se reuniram no auditório do MASP para debateram sobre a sua luta.

Fato é que historicamente o 8 de março se constitui em um dia internacional de combate às opressões cotidianamente vividas pelas mulheres, que sofrem com a pobreza, exploração e mercantilização de seus corpos, a violência patriarcal, o racismo e a marginalização em geral. Em 2014, unificadas em torno da simbologia da data, as mulheres saem às ruas contra a violência, pela igualdade, liberdade e mais direitos.

O combate à violência contra a mulher, mote guia do ato que se realizará no próximo dia 8, é um tema de fundamental importância para a luta das mulheres. Isso porque, não obstante a existência de políticas de gênero, o Brasil é o sétimo país do mundo em número de mulheres anualmente assassinadas. A violência sexual também atinge índices escabrosos, sendo que milhares de mulheres sofrem com diversas formas de estupro, os quais muitas vezes sequer chegam a ser denunciados ou investigados.

É por acreditar que viver sem violência é, antes de tudo, um direito de toda mulher, e, pela luta por autonomia e pela conquista de direitos, que o XI de Agosto convida todas e todos a participarem do ATO DO 8 DE MARÇO, que ocorrerá no próximo sábado, a partir das 9h, no MASP. Participem tod@s!

[BOX] MULHERES NAS RUAS…
- pelo fim da violência racista, machista e lesbofóbica!
- pelo fm do assédio sexual e moral!
- pelo fim da violência doméstica e familiar!
- pelo fim da violência nos meios de transporte, nos presídios, nas ruas, nos serviços de saúde!
- pelo fim da violência contra as mulheres em situação de rua!
- pelo fim da violência contra as mulheres negras!
- pelo fim da violência contra as mulheres deficientes e idosas!
- pelo fim da xenofobia que atinge as mulheres imigrantes!
-pelo fim do genocídio da população negra!
- pela democratização da comunicação!
- pela legalização do aborto!
- contra o Estatuto do Nascituro!
- pelo Estado Laico!
- pelo direito de exercer livremente a sexualidade, contra a mercantilização dos corpos das mulheres!
- pelo direito ao trabalho decente: salário igual por trabalho igual, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, 6 meses de licença maternidade, sem isenção fiscal para empresas e o direito à amamentação no trabalho!
- para que as trabalhadoras domésticas tenham os mesmos diretos que toda classe trabalhadora!
- pela existência de creches públicas, de qualidade, 24h, com educação não-sexista, não-racista e não-lesbofóbica para todas as crianças!
- pelo direito à participação política e à manifestação!
- pelo direito à autonomia e à igualdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário