quinta-feira, 13 de março de 2014

25 Anos do Assassinato de Chico Mendes: Violência no Campo e Reforma Agrária - Calourada XI de Agosto 2014

Em 22 de dezembro do ano passado foram completados os 25 anos do assassinato de Chico Mendes, líder sindical que lutava pelos seringueiros e pela preservação da Amazônia. Sua morte, além de ser um motivo de pesar, é um fato que nos leva a refletir sobre uma situação que perdura há anos sem ser realmente resolvida: a violência no campo. Já são mais de 1646 trabalhadores mortos somente no período de 1985 a 2012, segundo a Comissão Pastoral da Terra.

A absurda concentração de terras do Brasil, segunda maior do mundo, não é um problema que afeta apenas campesinato, mas sim a sociedade brasileira como um todo. O aumento da desigualdade social e o êxodo rural tem estreita ligação com esse processo de acúmulo de propriedades. Nos rincões do interior do Brasil, os latifundiários esbanjam um verdadeiro coronelismo sem precedentes, mandam e desmandam em seus funcionários, muitas vezes tratados em condições análogas as de escravo.

Esse poder regional toma forma no Congresso com a bancada ruralista, que cada vez mais vem criando e aprovando leis beneficiárias ao agronegócio, atravancando o processo de Reforma Agrária e impedindo leis importantes para o bem dos trabalhadores rurais, como a PEC 57A/1999, mais conhecida como PEC do Trabalho Escravo. A União Democrática Ruralista age com amplo apoio de deputados federais e senadores, um órgão que mantém milícias no Pontal do Paranapanema para matar posseiros e trabalhadores sem terra.

Apesar do volume de recursos destinados a crédito para os pequenos agricultores superarem o de governos anteriores, o agronegócio cresce duas vezes mais em área do que os territórios desapropriados, além de ter sido adotado um Plano Nacional de Reforma Agrária conservador em relação aos apresentados.

Esses fatores são apenas alguns dos motivos que demonstram como a Reforma Agrária e a violência no campo são assuntos atuais e que merecem atenção. Nossa intenção é reacender esse debate que tem sido esquecido, ainda mais nesse ano que temos o aniversário dos 50 anos do Golpe Militar e a questão agrária desde lá para cá tem sido um tabu para todos os governos democráticos.

Dessa forma, o Centro Acadêmico XI de Agosto - Gestão Coletivo Contraponto convida a tod@s para o evento ''25 Anos do Assassinato de Chico Mendes: Violência no Campo e Reforma Agrária'', que contará com a presença d@s convidad@s:

Ivan Valente (Deputado Federal PSOL/SP)
Plínio de Arruda Sampaio (Ex-Deputado Federal PT/SP e Candidato a Presidente da República pelo PSOL em 2010)
Via Campesina
Comissão Pastoral da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário