sábado, 14 de dezembro de 2013

NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DXS QUINTANISTAS



NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DXS QUINTANISTAS




Prezadas e prezados estudantes,




Como é de conhecimento público, algumas e alguns quintanistas tiveram parte de seus créditos – obtidos em graduação anterior – suspensos para averiguação. Isso pode impedi-lxs de colar grau no próximo dia 19.




A decisão que criou esse impasse foi tomada na última reunião da Comissão de Graduação. O Centro Acadêmico XI de Agosto, frente à repercussão de tal decisão e aos impactos que ela pode acarretar, entrou em contato com o professor Heleno Torres – presidente da Comissão –, o qual prontamente convocou uma reunião extraordinária da CG, que poderá reverter essa situação.

Na quinta-feira, 12, após reunião com colegas quintanistas atingidxs pela deliberação, articulamos o contato entre a Comissão de Formatura da turma 182 e o professor Jorge Souto Maior, o qual atendeu nosso pedido e proferiu um histórico discurso em defesa dxs estudantes ontem, 13, na cerimônia de graduação. Aproveitamos, pois, para agradecer profundamente o professor pela gentil demonstração de solidariedade.

Neste sábado, 14, os veículos “Folha de S.Paulo”, “Consultor Jurídico” e “O Estado de S.Paulo” publicaram matérias sobre a situação enfrentada na nossa faculdade. O XI de Agosto manifesta repúdio às informações divulgadas, uma vez que elas sugerem má-fé dxs funcionárixs da Seção de Alunos, sendo que estes agiram conforme interpretação coerente. Além disso, em nenhum momento nos posicionamos oficialmente no sentido de se tratar de um caso de “represália” dxs professorxs à greve dxs estudantes, conforme publicou incorretamente o jornal “O Estado de S.Paulo”.

Diante de tudo isso, o XI de Agosto, por meio desta carta, convoca toda a comunidade discente a estar presente na frente da sala da Comissão de Graduação durante a reunião, de modo a reivindicar que nossxs professorxs repensem essa decisão injusta e deliberem a favor dxs quintanistas. Acreditamos que essa medida é extremamente necessária, uma vez que o impedimento à colação dxs estudantes surgiu às vésperas de sua formatura, mediante uma presunção de má-fé na interpretação de uma norma ambígua.

Reafirmamos, também, que não admitiremos que quaisquer sanções recaiam sobre xs funcionárixs da Seção de Alunos, pois estes sempre agiram de boa-fé nos procedimentos referentes à computação de créditos obtidos anteriormente. Dessa forma, deixamos claro que, enquanto entidade representativa dxs estudantes, estaremos sempre ao lado dxs trabalhadorxs, prestando todo o apoio que venha a ser necessário.

Aguardamos todxs na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, às 15h, na frente da sala da Comissão de Graduação (ao lado da Seção de Alunos). Trata-se de uma importante e necessária demonstração de solidariedade a nossxs colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário